Imagem capa - QUANTO VALE ETERNIZAR SEU SONHO? por CARLOS ANTONIO NASCIMENTO JUNIOR
CASAMENTOS

QUANTO VALE ETERNIZAR SEU SONHO?

Hoje vi rolando na internet um "papo" bem bacana demonstrando que fotografar não é apenas apertar um botão. Mas antes de começar a divagar sobre o assunto em epígrafe, vamos ao "papo" que está viralizando, entre os fotógrafos, nas redes sociais.


CLIENTE: Oi, eu adoro suas fotos. Quanto custa um ensaio externo?


FOTÓGRAFO: O ensaio externo custa 900,00 com a maquiagem profissional por minha conta.


CLIENTE: Nossa?!? Tudo isso só para tirar foto?


CLIENTE: Gostaria muito de fazer este ensaio com você, mas poderia fazer por 450,00?


FOTÓGRAFO: Claro!


CLIENTE: Aiiii que sonho!!!!! Como faremos?


FOTÓGRAFO: Simples... Você aluga uma câmera fotográfica profissional, preferencialmente a que eu uso que é uma NIKON D810. Aluga duas lentes profissionais, sendo a Nikon 85mm f/1.8G e a Sigma Art 35mm f/1.4. Aluga também dois flashes profissionais Nikon SB700 mais 16 pilhas eneloop pro. Também precisa alugar um rebatedor, um rádio flash para que eu possa usar os flashes fora da câmera, pois uma iluminação profissional, criativa e bem elaborada exige isso. Fica sob sua responsabilidade me pegar e me deixar em casa no dia do ensaio. Caso o dia esteja quente, o refrigerante é por sua conta também. Ao final do ensaio te entrego a câmera com as fotos no cartão de memória e a edição também é por sua conta. Só não esquece que fotografo em RAW, formato profissional que passa edição, necessita de programas profissionais pagos como o Photoshop e o Lightroom.


CLIENTE: Noooooooossaaaaaaa que absurdo!!! E eu estarei pagando o quê então?


Muito interessante este "papo" viral e efetivamente demonstra bem a realidade das coisas, todavia gostaria de falar sobre as pessoas que não podem pagar o fotógrafo que desejam e, aproveitando o ensejo, gostaria de falar sobre os fotógrafos que cobram beeeeem baratinho e que são criticados por "prostituírem o mercado".


Num evento como casamento... Ensaio fotográfico em uma fase "x" ou "y" da vida... Aniversário infantil... Os "extras" são super importantes, mas o que de fato ficará para sempre serão as fotografias e filmagens. Uma semana após o evento, ninguém praticamente lembrará das comidas... Da decoração... Das roupas... Das músicas... Mas as fotos estarão alí, prontas para serem contempladas por muitas gerações.


O desenvolvimento de um fotógrafo profissional é constante e requer muito tempo e dinheiro. Cursos e mais cursos... Equipamentos caríssimos... Network... Sites... Palestras... Reciclagens...


Quando o fotógrafo cobra bem baratinho, estará de fato "prostituindo" o mercado?


Em minha humilde opinião afirmo que não.


Há clientes e fotógrafos de todos os preços, assim como qualidades de todas as formas.


E os fotógrafos baratinhos entregam só fotos ruins e os fotógrafos caros entregam só fotos boas?


Mais uma vez, em minha humilde opinião afirmo que não. Seria até leviano e burro generalizar, afinal, toda generalização é burra.


Mas, sabendo o caminho que um fotógrafo profissional precisa trilhar, no que tange aos investimentos gerais (tempo e dinheiro), as ponderações e análises deste quesito podem ter este ponto de partida.


 O que de fato deixo de mensagem e reflexão sobre "O PAPO VIRAL" que tem se manifestado na internet é: QUANTO VALE PARA ETERNIZAR O SEU SONHO?